Invasion! O crossover da DC na TV

A CW (canal produz as séries de heróis da DC) já tinha promovido alguns encontros entre seus heróis. Mas com a transferência da série da Supergirl para o canal o time cresceu em força e importância. Logo, não demorou muito para o canal juntar os seus "melhores heróis da terra" em um crossover entre Flash, Arrow e DC's Legends of Tomorow. A aventura ocorre ao longo de três episódios todos chamados "Invasion!".

A super-moça não tem um episódio no crossover, mas o teaser acontece ao fim de um de seus episódios, "Medusa", quando Barry e Cisco aparecem na sala de Kara (na Terra 38!) em busca de ajuda. No episódio descobrimos que a grande ameaça é uma invasão alienígena. Sem condições de enfrentar problema tão grande sozinho, ele recruta todos os heróis da Warner no cinema (vale lembrar que Gotham é produzida por outro canal). Seu episódio é o recrutamento e treinamento dos heróis.

Arrow ficou com a parte da pesquisa. Celebrando o 100 episódio da série, a parte do arqueiro conseguiu evoluir na descoberta das intenções dos alienígenas e relembrar tudo que aconteceu com Oliver e cia. Resultando no melhor e mais sombrio episódio da "trilogia do crossover", e em um dos melhores da série como um todo. 

Quando chegamos em DC's Legends of Tomorow é hora da batalha. É claro, com um breve desvio no tempo para dar uma vantagem aos heróis. Afinal eles tem uma máquina do tempo. É aqui que finalmente vemos todos os heróis, e sua equipe técnica favorita em ação simultaneamente. Com lutas curiosamente bem coreografadas considerando a quantidade de personagens e a variedade de seus poderes. 

Duas dezenas de personagens, séries com tons diferentes, de períodos e lugares diferentes, cada uma com sua trama em desenvolvimento e alienígenas em CGI, tinha tudo para dar errado. Mas deu muito certo! Ok, a aventura não é isenta de falhas, mas tem muito mais acertos que erros. E o mais importante: é muito divertida.  

A falha que mais incomoda e chama atenção são os personagens que aparecem e desaparecem de acordo com a conveniência. Mesmo porque, apesar de ser uma única grande história cada episódio tem seu tema mais centrado na série a que ele pertence. 

Flash ainda está lidando com o resultado do Flashpoint e com as alterações nas vidas de Caitlin, Wally e Cisco. Por isso o elenco aparece completo em seu episódio. Para os episódios seguintes o excesso é deixado de lado e apenas Caitlin e Cisco continuam em cena. O mesmo acontece em Arrow que traz de volta não apenas todo o elenco atual, mas personagens que já se fora, de volta em seu centésimo episódio. Apenas para descartá-los logo depois, até mesmo Thea é literalmente deixada em casa depois disso. Já a participação dos Legends se resume aos veteranos, estabelecidos antes mesmo da série estrear. Os novatos, só chegam para a batalha final. 


Estas escolhas até fazem sentido vendo os episódios separadamente, mas como por aqui foi exibido em maratona o vai-e-vem ficou evidente. Apesar da manobra de separar parte do elenco por episódios para evitar a super-população, ainda sim alguns sumiços podem ser notados. E você fica com uma sensaçãozinha de que perdeu alguém (onde foi parar o Onda Térmica no segundo episódio mesmo?). O mais evidente, no entanto, é a birra sem muito argumento de Oliver com Kara. Parece que queriam mais era tirar o peso de se ter a Supergirl em algumas cenas. 

A relação da Supergirl com os demais personagens é um acerto. Apesar de forasteira ela é a mais forte do grupo, e o roteiro respeita isso. Ela continua isolada em sua própria Terra, mas agora como é conveniente à trama viajar entre universos paralelos é mais fácil. Sério, algumas soluções para isso soam até meio bobas, mas se é o custo para trazer a personagem, que seja!

 Agora uma pausa para falar dos Dominadores, os alienígenas opositores em questão. Todos em CGI, são bem feitos e assustadores. E pasmem, tem muitas batalhas diurnas, geralmente a opção é pela noite para disfarçar números e erros. Felizmente o recurso não foi necessário, e pudemos ver os vilões em sua plenitude. Mas convenhamos, eles não são lá dos melhores. - MOMENTO COM SPOILER - Eles prendem a equipe Arrow em uma ilusão coletiva. Ok, eles não viram Matrix e não sabem que um mundo perfeito incomoda os humanos e os faz questionar a realidade. Mas também não precisavam colocar uma porta de saída do tamanho de um prédio com letreiro em neon. Sério? É claro que alguém ia notar.

Já que estamos no momento do spoiler. A alteração que o cisco fez no tempo ficou mais explicada. Ele sempre salvou este alien por isso o grupo tinha informações suficientes para voltar? Ou a alteração interferiu apenas naquela conversa futura e na trégua em troca de Barry? Acho que preciso de uma reprise. Alguém aí se habilita a explicar? - FIM DO MOMENTO COM SPOILER

O crossover teve ainda tempo para resolver algumas situações de cada série, e criar novas tramas. Especialmente em Flash e Legends. Reuniu duplas que sempre quisermos ver juntas (Oliver e qualquer personagem colorido), e mostrou mais de outras que já curtimos  (Felicity e Cisco). Além de despejar uma tonelada de referências à cultura pop, piadas internas de cada série, e até piadas sobre outros trabalhos dos atores. Quem captou as de Chicago Med e Superman: Returns?

Muito mais pontos fortes que fracos. De fato as falhas são ocultadas pelo tom aventuresco que remete aos quadrinhos clássicos. Só faltou mesmo arrumar uma desculpa para trazer o Capitão Frio de volta e alguém fazer um traje par Rory. Como achá-lo surrado com seus jeans e casaco surrado em meio à couro e armaduras. Isso fica para o próximo crossover. Como se precisássemos de desculpa para querer outro!

Mas uma próxima reunião dos "maiores herois da Terra" (versão televisiva), ainda não foi programado. Por hora é esperar o crossover musical entre Flash e Supergirl, não esqueça que ambos eram do elenco de Glee. Super-heróis cantando e dançando sem motivo aparente, queremos!

Todas as séries são exibidas no Brasil pela Warner Channel e no momento estão em hiato para as festas de fim de ano. Arrow e Supergirl são exibidas às quartas-feiras, DC's Legends of Tomorrow Flash nas quintas-feiras, sempre à partir das 21h40.

Leia mais sobre  Flash , Supergirl e DC's Legends of Tomorrow 

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem