A Garota no Trem

Rachel (Emily Blunt) é a tal "garota no trem". Na verdade uma mulher com dificuldades de superar o divórcio que pega o mesmo trem diariamente e no trajeto observa instantes da vida de um casal que imagina ser perfeito. Na casa vizinha outra vida perfeita: a de seu ex-marido com a nova família. Megan (Haley Bennett, Letra e Música) e Anna (Rebecca Ferguson) são as outras duas mulheres em foco, respectivamente. Mas suas vidas não chegam nem perto da perfeição que Rachel imagina.

É uma mudança na rotina, que tira a garota do trem e de sua ilusão voyeurista e a joga no meio destas vidas intrincadas. Inclua aqui, um mistério, memórias distorcidas por alcoolismo, personagens pouco confiáveis, muitos segredos e um possível crime.

A Garota no Trem é na verdade um suspense que aborda o abuso doméstico e as imposições da sociedade sobre a mulher. Especialmente em relação à maternidade. Baseado no livro homônimo de Paula Hawkins, o filme tenta emular a narrativa dividida em três pontos de vista. Tornando o início um pouco arrastando, mas funcionando bem quando o mistério entra em cena e a narrativa se torna um thriller.

O enredo policial, que aliais também é investigado por uma mulher (Allison Janney. Mom), é um tanto previsível. Problema contornado pelo bom trabalho do elenco feminino, especialmente Blunt que abraça a figura de uma mulher perturbada, tentando entender o mundo distorcido pelo álcool. Já os personagens masculinos interpretados por Luke Evans (Drácula - A História Nunca Contada) e Justin Theroux (The Leftovers), são figuras unilaterais que beiram a caricatura. Talvez por serem apresentados pelo ponto de vista de três mulheres perturbadas.


De qualquer forma a abordagem é eficiente no que se propõe. Apontar um problema silencioso por trás das supostas "famílias perfeitas". E talvez chamar ainda mais atenção que o original literário sobre o abuso doméstico, físico e psicológico. Ao mesmo tempo consegue intrigar mesmo o expectador que supõe o final, lá pelo meio da projeção. Como bônus consegue surpreender ao não ter medo de mostrar violência.

O elenco ainda conta com Lisa Kudrow (a Phoebe de Friends) e Laura Prepon (Orange is the New Black). A direção fica a cargo de Tate Taylor (Histórias Cruzadas), que pesa a mão um pouco nos closes e no foco sobre o trio de protagonistas. Não é ruim, mas observar um pouquinho mais sobre o mundo que as cerca talvez nos ajudasse a compreender ainda melhor as dificuldades destas "garotas".

A Garota no Trem (The Girl on the Train)
EUA - 2016 - 112min
Suspense

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem