O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares

Simples e criativo, O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares é um enredos nascido de uma daquelas idéias das quais nos perguntamos: porque não pensei nisso antes? Ramson Riggs usou fotografias antigas resgatadas de feiras de antiguidades, brechós e similares. Todas com uma história intrigante por trás das imagens.

Jacob Portman cresceu ouvindo de histórias de aventuras incríveis, e provavelmente impossíveis de seu avô. Quando este morre de forma misteriosa e violenta nos braços do neto, Jacob tem problemas com o luto e decide viajar para a ilha galesa que abriga as ruínas do orfanato que seu avô frequentou na infância. Lá ele descobre o peculiar passado de seu avô e o perigo que o envolvia.

Mistério, aventura, perigos enfrentados por jovens muito peculiares, todos ilustrados por fotografias antigas e curiosas. Curiosamente apesar das fotos terem servido como base para a história, esta não depende das imagens para se desenvolver. Uma versão não ilustrada funcionaria bem, perdendo apenas um pouco do charme.

Com pouco ou nenhum tratamento, as fotografias antigas trazem um ar de autenticidade à trama. Sombrias e com cenas curiosas, trazem cenas que aguçam a curiosidade para além da trama ficcional. Ok, sabemos como o autor escolheu inseri-las na história, mas é difícil não nos perguntar qual era a intenção ao registrar poses e momentos tão curiosos. Aliais peculiares!

E por falar em peculiares, é o mistério o que cerca os personagens do título. Assim como Jacob, não temos ideia do que vamos encontrar na jornada. Nenhuma mesmo, já que as escassas pistas deixadas pelo vovô Portman, não fazem sentido algum. É assim, revelando detalhes e mistérios em doses muito pequenas que Riggs prende a atenção do expectador. Quando os segredos são por fim desvendados, os perigos também e resta aos personagens enfrentar as ameaças.

Esta é a "peculiar" primeira capa
nacional da publicação.
Com um protagonista adolescente e um universo povoado por crianças (ou quase isso), a linguagem é simples, direta e objetiva. Proporcionando um ritmo confortável de leitura. Cineasta, reporter e blogueiros o autor é eficiente em descrever cenários e características, criando uma gama de personagens carismáticos e um universo com muito potencial.

Potencial esse muito bem vindo, uma vez que a aventura se tornou uma trilogia. Cidade dos Etéreos e Biblioteca de Almas completam a série. Enquanto o recém lançado Contos Peculiares, traz uma coletânea dos contos mencionados dentro da série. São as histórias que a Srta. Peregrine conta e reconta para os jovens peculiares.

O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares é o resultado de uma boa ideia desenvolvida de forma eficiente. Resultando em um produto divertido, interessante e diferente. Peculiar assim como seus personagens.

O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares (Miss Peregrine's Home for Peculiar Children)
Ransom Riggs
Leya

*A adaptação para os cinemas de O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares estreia dia 29/09/2016. É dirigida por Tim Burton e traz Asa Butterfiel, Eva Green e Samuel L. Jackson no elenco.

3 Comentários

  1. Muito boa crítica, explicou bem a história que se passa no livro. Se eu tivesse lido sua crítica antes do livri iria correndo ler o livro todo (não que eu não tenha lido todas as 300 e poucas páginas em velocidade surpreendente!) E adorei você ter colocado em exibição a primeira capa dessa obra, confesso que minha coleção estaria mais atraente com ela... mas me contento com a pequena Olive levitando. Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  2. Desculpe a demora na resposta Lucas, tive o um problema com o sistema de comentários. Fico contente que gostou. Também queria a capa original, me deparei com ela em uma bienal muito antes do filme e de toda a comoção em torno da publicação por apenas R$10, acredita? Mas, fiquei de comprar no final do dia e não consegui voltar ao estande. A "lição" foi aprendida, mas perdi aquela capa :(

    Obrigada pela visita!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem