Como Eu Era Antes de Você

Você provavelmente já ouviu esta história, ricaço rabugento conhece moça simples e extremamente otimista. A relação de opostos enfrenta alguns conflitos, mas cedo ou tarde entram em equilíbrio, trazendo evolução para ambas as partes. A diferença em Como Eu Era Antes de Você é a roupagem nova e as circunstâncias que criaram as personalidades dos protagonistas.

Baseado no best-seller homônimo de Jojo Moyes, e com roteiro da própria autora, o longa conta a história da peculiar e irritantemente otimista Louisa Clark (Emília Clarke), que precisando de emprego torna-se cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor (Sam Claflin), é rico, inteligente e mau-humorado devido à sua condição recente. Não é preciso ser um especialista para adivinhar, que este relacionamento forçado vai mudar a perspectiva de ambos.

Enquanto Will redescobre bons momentos na sua nova vida. Louisa que era uma garota de interior acomodada sem grandes ambições, descobre um mundo de oportunidades que está perdendo. A moça aliais é ao mesmo tempo o ponto forte e fraco do filme.

Mais otimista que Kimmy Schmidt, e com um guarda-roupa excêntrico, "Lou" é interpretada por Clarke (a Khaleesy de Game of Thrones), de forma exagerada e até caricata em alguns momentos. A escolha, apesar de divertida, pode soar irreal e desconectada com as "pessoas comuns" à sua volta, causando uma certa estranheza para expectadores. Por outro lado, para quem escolher embarcar em sua personalidade, a jovem se apresenta como um personagem extremamente carismática. Uma amiga fofa que todos adoraríamos ter por perto de vez em quando.

E sim, ela é o oposto perfeito, ao personagem de Clafin (o Finnick, de Jogos Vorazes). A relação entre o cinismo e sarcasmo dele em conflito com o otimismo e bom-humor dela, sustenta o filme. Além de criar situações e diálogos interessantes e divertidos.

Enquanto os protagonistas tem espaço suficiente para mover a trama, um elenco de rostos britânicos conhecidos aparece em pontas de luxo, não tão bem trabalhadas pelo roteiro. Quem mais sofre com isso é o personagem de Matthew Lewis (o Neville Longbottom da série Harry Potter), o namorado de Louisa é extremamente egoísta, e apenas isso. Facilitando demais a torcida pelo seu concorrente desde a primeira cena. Completam o elenco Charles Dance (Game of Thrones), Jenna Coleman (Doctor Who), e Brendan Coyle (Downton Abbey).


À exceção do desfecho, que traria uma grande discussão sobre filosofia, religião e livre-arbítrio, mas infelizmente é pouco trabalhado em prol do relacionamento. Como Eu Era Antes de Você é uma fórmula que já conhecida, repleta de situações, inspirações e referências (assumidas ou não) de obras anteriores. Mas, com uma nova roupagem, personagens carismáticos e bem executada. Apela para os sentimentos e a humanidade dos expectadores para se relacionar com a história.

É simples, mas funciona. Se ainda tiver dúvidas basta ou vir a sinfonia de narizes fungando na escuridão da sala de projeção. As lágrimas são inevitáveis. Leve lencinhos!

Como Eu Era Antes de Você (Me Before You)
EUA - 2016 - 123min
Romance/Drama

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem