Informações úteis para sua maratona de Narcos

A Netflix já fez você pensar política, querer ter 7 colegas sensitivos, simpatizar com presidiárias, rir inapropriadamente das coisas erradas do mundo e até já resgatou um super-herói do limbo cinematográfico. Já era a hora de o serviço de streaming resolver te ensinar um pouco de história


História recente para ser mais exata. Os mais velhos puderam acompanhá-la nos noticiários. Os  mais novos devem ter um vislumbre nos livros de história. Registros que o diretor José Padilha agradece por existirem. Segundo ele em entrevistas, não fosse esse arquivo ninguém ia acreditar que a história de Pablo Escobar que ele conta aqui é bastante próxima da realidade.

Para você que pulou os anos de 1980 e 90, é jovem demais, ou dormiu nas aulas de história Pablo Emilio Escobar Gaviria é, provavelmente, o narcotraficante mais famoso da história. Não apenas por seu império da cocaína que lhe rendeu espaço entre os milionários da revista Forbes. Mas por sua quase fantasiosa trajetória, tamanha extravagância.

Informações úteis para sua maratona de  Narcos 

1- O realismo mágico é uma escola literária surgida no início do século XX. Considerada uma resposta latino-americana à literatura fantástica européia. É esse termo que a série usa para tentar explicar que coisas muito estranhas ou absurdas demais para ser verdade, podem ser reais.

2- Qualquer semelhança com Tropa de Elite não é mera coincidência, Narcos foi desenvolvida pelo diretor do filme José Padilha. E traz de volta sua parceria com Wagner Moura.

3- O oficial da DEA Steve Murphy, e seu parceiro Javier Peña atuaram como consultores da série. Eles são interpretados por Boyd Holbrook e Pedro Pascal (o Oberin de Game of Thrones) respectivamente.
Boyd Holbrook e o verdadeiro Murphy
4- O elenco aliais é internacional traz atores, chilenos, argentinos, colombianos, americanos. Os brasileiros à frente das câmeras eram apenas dois, Wagner Moura e André Mattos.

5- Bandido sim, chato nunca. É possível que você adore ver Escobar em cena. Assim como causava fascinação no imaginário coletivo da época. Pablo ganhou na série um tratamento carismático, ficando inclusive com a maioria das cenas cômicas. É intrigante vê-lo em cena, ora assassino frio, ora lamentando a morte de um cachorro.

6- Narcos é falada em dois idiomas inglês e espanhol. Sim, é possível assistir a versão dublada, mas essa coloca em português apenas as falas em inglês.

7- A história é longa, cheia de detalhes e personagens que podem ficar confusos na cabeça de quem não tem muito conhecimento da história. Mas não se preocupe, o super-consciente narrador literalmente chama sua atenção, para os pontos chave da história.


8- É claro, que nem tudo aconteceu como está na série. É uma adaptação né gente! Personagens e fatos, são criados, suprimidos, adaptados, para fazer a história funcionar melhor. Mas a trama principal é baseada em fatos.

Agora informações úteis que podem ser consideradas SPOILER - (bobeira né gente, essa história esteve nos jornais de todo o mundo há 20 anos!)

9- As coisas mais absurdas como um narcotraficante no congresso, ou um criminoso que constrói e controla a própria prisão, entre outras, realmente aconteceram. Talvez não de forma tão cinematográfica, mas aconteceram.

10- A série utiliza, fotos, filmagens e manchetes da época, para dar veracidade aos eventos absurdos. Assumindo um postura de documental em vários momentos. 

11- A produção dá saltos de tempo sem prévio aviso. Fique de olho, nos figurinos e nas crianças para não se perder na época.

12- A primeira temporada começa na década de 1970 e vai até o inicio dos anos 90. Curiosamente, deixando apenas cerca de 1 ano restante da vida do narcotraficante para ser contado na segunda temporada.
_______________________________

A primeira temporada de Narcos está disponível desde 28 de Agosto de 2015, e tem 10 episódios com cerca de 1h de duração cada. A segunda temporada já foi confirmada para estrear em 2016. 

Leia mais sobre séries, ou confira Informações úteis para sua maratona de Sense8, Orange is The New Black, Demolidor e Umbreakable Kimmy Schimidt.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem