Sobre Comic Con...

Era uma vez uma época distante, a década 1960, quando não tinha internet mas, já existiam quadrinhos e seus fãs. Para os leitores "estadunidenses" desse tempo a melhor forma de saber as novidades e descobrir outras obras, era visitar a banca mais próxima, e as ocasionais feiras de compra, venda e troca de revistas em quadrinhos usados.

Surgia aí as primeiras convenções de fãs de quadrinhos e o conceito da "Comic Con". Quadrinhos = Comics + Convenções = Conventions. 
De feira de quadrinhos, à reunião da cultura pop! Tudo junto e misturado!!!
Originalmente organizadas pelos fãs, não demorou muito para aparecerem as primeiras convenções e feiras comerciais, como a Detroit Triple-Fan Fairs, em meados dos anos 60. Em 1970, 300 vendedores de quadrinhos decidiram realizar uma convenção sobre o tema, em San Diego, Califórnia. Era a San Diego Comic Con, que passou por diferentes nomes e locais até chegar ao formato que conhecemos hoje.

A feira na Califórnia, é a mais cobiçada pelos aficionados de plantão. Em seus quatro dias de duração mobiliza não apenas o centro de convenções, mas toda a cidade com diversos eventos temáticos. O sucesso não é por acaso, o que antes era uma convenção de quadrinhos, aos poucos, passou a abordar ficção científica, games, mangás. E claro, com a "invasão" dos quadrinhos no cinema e na TV, os principais lançamentos das telas também ganharam destaque. Tornando os painéis dos estúdios em mega-eventos cheios de astros de Hollywood.

Contudo, não é preciso tanto para ter uma convenção de fãs. Durante todo o ano ao redor do mundo fãs de temas únicos como cinema, séries de tv, HQs, ou mesmo de um determinado um gênero de entretenimento, como ficção científica ou anime e mangá, se reúnem discutir e compartilhar os temas que adoram.

Inclua aí, atrações, exposições, debates, painéis com convidados e, claro, os cosplays. Aquele pessoal bem disposto, que capricha no figurino e na performance para dar vida ao personagem que adora.
Inception: Episódio de "Supernatural" em que acontece uma convenção de fãs de "Supernatural"!
Na série as aventuras de Sam e Dean, foram publicadas em forma de livros.
No Brasil, o conceito de convenção não é uma novidade, com pequenos eventos temáticos acontecendo por todo país (só eu tenho a impressão que fãs de Doctor Who se encontram toda semana?). Entretanto em 2014 acontece a primeira Comic Con Experience, pensada nos moldes da San Diego Comic Con. Realizada em São Paulo a convenção pretende abordar diversas vertentes da cultura pop, trazendo atrações nacionais e internacionais, e aproximando quadrinistas de leitores.

Como o nome diz é uma experiencia. Se vai dar certo? Se realmente é divertido? Conto quando voltar. Mas a ver pela empolgação dos nerds nas redes sociais, metade do trabalho está feito. Quem também vai?

Cosplay arrumado, malas prontas, vejo vocês por lá! - #VaiSerÉpico


*A Comic Con Experience acontece de 04 a 07 de Dezembro na São Paulo Expo

2 Comentários

  1. Ah, que sorte a sua! Gostaria muito de ir. Estive na Gibicon aqui em Curitiba em setembro e foi como se eu tivesse encontrado meu lar, haha! Paraíso dos quadrinhos. Vi o David Lloyd e tudo mais. Mas a Comic Con BR deve ser sensacional. Vou me programar melhor para ir na próxima. Estou louca para ler seus posts sobre o evento quando voltar.

    Bj!

    http://sonhos-empoeirados.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Então marca aí, a próxima Comic Con Experience já está marcada para 3 a 6 de Dezembro de 2015!

    Agora posso dizer com propriedade, vale muito a pena! E os posts sobre essa edição, vão sair ainda esta semana. É com as noites mal dormidas e a estréia de O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos, o cronograma ficou apertado. Mas já tem fotos lá na página do facebook do blog.

    Valeu pela visita!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem