Cinema rock 'n' roll

Em clima de preparação para o Rock in Rio, nada mais adequado que sugerir alguns filmes que ajudem a entrar clima do maior festival de música do mundo. Filmes de rock existem aos montes, afinal o cinema não aprendeu apenas a falar, mas a cantar também. Então, para simplificar a lista, selecionei 5 títulos de diferentes estilos para agradar a todos os públicos. Sentiu falta de seu filme de rock favorito? Comente!

Bastidores do Rock: Quase famosos
(Almost Famous, 2000)
Um adolescente, fã de rock´n´roll, consegue um trabalho na revista Rolling Stone: acompanhar a primeira turnê da banda Stillwater pelos Estados Unidos. Durante a viagem ele se envolve com a banda, perde a objetividade do trabalho, e começa a fazer parte do cenário do rock dos anos 70. Escrito e dirigido por Cameron Crowe, o filme é uma espécie de semi-biografia do próprio diretor que aos 15 anos acompanhou parte da turnê do Led Zeppelin, a trabalho para a Rolling Stone.

Documentário: Woodstock, Onde Tudo Começou
(Woodstock, 1970)
Documentário sobre o festival de Woodstock, que aconteceu em 1969. Um marco da contracultura jovem que reuniu dezenas de artistas no que fora o maior festival de rock até então. Dirigido por Michale Wadleigh, recebeu o oscar de Melhor Documentário além de outras duas indicações.


Animação: O Submarino Amarelo
(Yellow Submarine, 1968)
Fica a cargo dos garotos de Liverpool o filme de animação desta lista. Neste desenho animado psicodélico, John, Paul, George e Ringo enfrentam a bordo de seu Submarino Amarelo o exército de Blue Meanies que chegaram a Pepperland para acabar com toda a música, paz e amor que lá reinavam. Um dos mais lebrados filmes dos Beatles, dirigido por George Duning, traz as músicas do álbum "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band".

Para ver com as crianças: Escola de Rock
(School of Rock, 2003)
Expulso de sua banda por estrelismo e sem dinheiro para pagar o aluguel, Dewey Finn (Jack Black) resolve se passar por seu melhor amigo e aceitar a vaga de professor substituto em uma cara escola particular. Nos primeiros dias, o falso professor apenas enrola, mas ao descobrir que as crianças têm aulas de música, e são talentosas, resolve treiná-las para competir em um concurso de rock da cidade. É claro, sem o devido consentimento dos pais. A fórmula “professor que revoluciona uma escola, e acaba se tornado uma pessoa melhor por isso”, é mesmo batida. Entretanto, as aulas do bom e velho rock´n´roll, o talento das crianças (que realmente tocam), e atuação louca de Jack Black, tornam a comédia uma ótima iniciação para pequenos e grandes roqueiros.


Sem legendas: Cazuza – O Tempo Não Pára
(2004)
Representante nacional da lista é biografia de um dos maiores roqueiros do Brasil. Baseado no livro, escrito pela mãe do cantor, mostra a vida louca de Cazuza, do início de sua carreira até sua morte aos 32 anos. Seu comportamento transgressor e sua coragem de continuar a carreira, mesmo debilitado pela Aids, são brilhantemente apresentados na tela pela impressionante caracterização de Daniel Oliveira.

Gosta de filmes e rock, então não pode perder o especial Mês do Rock no blog DVD, Sofá e Pipoca!

*Texto originalmente publicado no site "Pub&Comunic"

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem