Percy Jackson e o Mar de Monstros

Percy Jackson (Logan Lerman) tem plena consciência de quem é, um semideus, único filho de um dos três maiores deuses do Olimpo. Já salvou o mundo e até tem amigos legais. Mesmo assim, ainda sofre bullying o suficiente para duvidar de seus feitos. 

Não é atoa, que quando a escola empenha uma missão para encontrar o velo de ouro para restabelecer a proteção do acampamento para semideuses, seu nome nem é cogitado. É claro que ele vai do mesmo jeito e a exemplo do primeiro filme embarca ao lado de amigos em uma correria interrupta e cheia de perigos em Percy Jackson e o Mar de Monstros. Segundo filme da franquia baseada na série de livros escritos por Rick Riordan.

É claro também há espaço para o drama, mesmo que tão profundo quanto uma piscina infantil. A relação com o pai ausente (mesmo, seria problema com cachê?) é substituída pela descoberta de um meio-irmão incomum (Douglas Smith).

Tentando mais ação que o antecessor Percy Jackson e o Ladrão de Raios, o filme dispensa o pouco de contextualização que o outro oferecia. Se no primeiro filme o pastiche de mitologia grega básica e cultura pop teen exigia suspensão de descrença para se divertir com as relações que Rick Riordan criou entre mundos tão distantes. Neste longa o universo do filme mais parece uma coleção de personagens mitológicos jogados ao acaso. O que antes poderia servir como porta de entrada para a criançada à descobrir uma nova mitologia, agora só vai confundi-las.

É claro a aventura cheia de monstros e desafios é divertida, e os efeitos especiais fazem jus ao orçamento da produção. O que para alguns pode compensar o roteiro simplista e piegas, que subestima seus pequenos expectadores. Sem nada muito desafiador para pensar, talvez o público se questione: onde foram parar os adultos?

O elenco sofreu perdas nesta sequencia. Nenhum dos deuses, ou mesmo a mãe de Percy estão presentes. A alteração mais gritante é a escalação de Anthony Head como o mentor centauro Chíron (antes vivido por Pierce "007" Brosnan). No entanto,  a aquisição de Stanley Tucci (ele está em todos os filmes!?!) é um ponto positivo. O elenco juvenil traz de volta além de Lerman, Jake Abel, Melina Kanakaredes (e seu novo cabelo muito estranho) e Brandon T. Jackson.

Percy Jackson e o Mar de Monstros (Percy Jackson: Sea of Monsters)
EUA - 2013 - 106 min.
Aventura


Leia também Percy Jackson e o Ladrão de Raios

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem