007 - Operação Skyfall

Admito, nunca fui grande entusiasta dos filmes de James Bond, nem mesmo dos filmes mais recentes. Provavelmente porque nunca tive a oportunidade de colocar toda a filmografia do 007, em dia (isso também acontece com relação à Jornada nas Estrelas). Ficava sempre a sensação de que eu estaria perdendo algo. Qual não foi a minha surpresa, ao não ficar tão perdida quanto esperava ao assistir à "007 - Operação Skyfall" e suas inúmeras referências à franquia.

O vilão da vez é Silva (Javier Bardem, ótimo), que coloca em risco a segurança de todo o MI-6, e principalmente de M (Judi Dench). Um vilão "do século XXI" é o extremo oposto, em todos os sentidos possíveis e imagináveis, do tradicional espião da guerra-fria (ainda que atualizado), que Bond (Daniel Craig) representa.

Nas mãos de um diretor com personalidade (coisa rara não apenas na franquia, mas no universo de grandes filmes de ação), o longa traz um visual condizente com o charme que o nome Bond carrega. Alternando entre empolgantes cenas de perseguição, e lutas em cenários que por si só já tornam as acrobacias agradáveis as olhos.

Parte da diversão está nas referências, a maioria reconhecida até por não iniciados. O longa ainda traz de volta antigos personagens repaginados. E não se preocupe se não reconhecer algum deles. O filme funciona com ou sem conhecimento prévio, e tem sempre um "bondmaníaco" dando dicas na poltrona mais próxima (quer você queira ou não).

E por falar em funcionar, a trama é eficiente e bem desenvolvida. E claro, cheio dos absurdos e imposíveis que procuramos em filmes de ação. Ou seja, é para lá de divertido!

Celebrando 50 anos, com seu 23 filme, Operação Skyfall não apenas faz divertidas e eficientes referências à o universo 007, como instiga os não iniciados o interesse por descobrir a origem as supra-citadas referências. Bem como o porque dos expectadores ao lado se inclinam em direção a tela, quando elas aparecem. Quem sabe, no próximo longa da franquia eu já tenha colocado minha cinefilia em dia!

007 - Operação Skyfall (Skyfall)
EUA / Reino Unido - 2012 - 146 min
Ação

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem