X-Men - Primeira Classe

Todo mundo já foi jovem. Mas, assim como é difícil imaginar nossos pais antes de nós, é tarefa complicada imaginar os líderes das duas maiores vertentes mutantes antes de efetivamente se tornarem Magneto e Professor X. É no novo ponto de vista, e consequentemente na relação entre esses futuros antagonistas, que X-Men - Primeira Classe acertadamente aposta. Mesmo porque o desfecho desses acontecimento é de conhecimento da grande maioria.

Enquanto criança, Charles descobre, e acolhe, uma garotinha azul furtando comida em sua luxuosa cozinha, Já Eric enfrenta o campo de concentração nazista, a perda dos pais, a descoberta e exploração de seus poderes. Estabelecida das bases das personalidades dos dois, resta ver como interagem. Eric (Michael Fassbender) está completamente focado em uma vingança obsessiva, e Charles (James McAvoy) acaba de se tornar professor, e como todo jovem comemora, enche a cara, passa cantadas com fundo científico.

Quando ambos são, de uma forma, ou outra, recrutados pela CIA, e passam a procurar e recrutar outros como eles. Teoricamente para entender e aprender a usar esses dons da melhor maneira possível. Em meio a tudo isso, ainda precisam proteger os pobres e desinformados humanos de uma possível terceira guerra mundial. Esta, é claro, causada por um mutante vilão "do mal", o estiloso Sebastian Shaw (Kevin Bacon). Ou você achava que não teria um?

São então recrutados os membros da primeira equipe de X-Men: Destrutor (Lucas Till), Fera (Nicholas Hoult), Banshee (Caleb Landry Jones), Darwin (Edi Gathegi) e Angel (Zoe Kravitz). Todos jovens, descobrindo seus poderes. Cabe aqui a recorrente temática de auto-aceitação, onde além de entender suas habilidades os jovens tem de aceitar que são diferentes e ter orgulho disso. É Mística (Jennifer Lawrence) quem tem o maior do desafios: aceitar sua natureza azul para poder alcançar seu potencial.

A humanidade ainda não tem conhecimento da existência de mutantes, mas a chegada do momento dessa descoberta é cada vez mais eminente. Diante do provável preconceito dos humanos "normais", qual caminho seguir? Buscar aceitação de forma pacifica, e paciente. Ou entender que a raça inferior é incapaz de aceita-los e reagir com ações mais "firmes"? Conhecendo o passado e as razões que levam Xavier e Magneto a ter ideias tão distintas da sociedade, somos levados a pensar: nenhuma das visões está errada.

Apesar do incomum espaço para o desenvolvimento de bons personagens, este ainda é um filme de ação. As sequências de ação não apenas funcionam como, não desperdiçam poderes mutantes apenas para mostrar que o longa tem orçamento de sobra para efeitos especiais. Mesmo na cena onde os jovens recrutas exibem suas habilidades uns aos outros, há um objetivo além de "porque é legal".

Mas é legal! Divertido e inteligente, nos apresenta personagens que adoramos sob um novo ponto de vista, sem que odiemos essas novas versões. E ainda nos faz querer rever os três primeiros X-Men, sob o risco de redescobri-los com a adição desse novo olhar. Quem diria que jovens inexperientes seriam capazes de tantas coisas? É todo mundo já foi jovem um dia. Mas os "garotos" de X-Men Primeira Classe, parecem bem mais engajados que nós!

X-Men - Primeira Classe (X-Men - First Class)
EUA - 2011 - 132 min.
Ação / Aventura

2 Comentários

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem