O Mistério da Estrela - Stardust

O vilarejo de Muralha ganhou esse nome por ser cercado por um enorme muro, que o separa de uma terra misteriosa. O transito entre os lados do muro é proibido. A unica ligação entre os mundos é fenda no muro, vigiada constantemente por dois guardas. A cada nove anos, uma exceção a regra é aberta durante uma aguardada feira, nas proximidades do muro no lado oposto ao do vilarejo.

É durante uma dessas feiras que o protagonista da história foi concebido, quando seu pai Dustan conheceu uma moça feita escrava por uma vendedora de flores de vidro. Nove meses mais tarde um cesto com um bebê e um bilhete escrito -  Tristan Torn -  foi deixado na fenda, e o rapaz cresceu no vilarejo de Muralha, sem saber de sua origem. Aos 17 anos Tristan, é apaixonado por Victória Forester, a garota mais bela do vilarejo. E lhe promete uma estrela que acabara de cair caso, a moça o aceite como marido. Victória aceita a barganha, enviando Tristan em uma jornada, cujo primeiro desafio é atravessar a muralha.

Se você desconfiou que uma terra mágica, estava protegida pelo muro acertou. Reis, príncipes,  princesas, bruxas, duendes, unicórnios, piratas tornam a aventura mágica a partir daí. E a maior surpresa delas é a própria estrela que ali tem a forma de uma mulher.

 A história ainda envolve ainda uma disputa pelo trono da Fortaleza das Tempestade, que será do príncipe que primeiro encontrar uma jóia jogada aos céus pelo rei moribundo. E bruxas obcecadas pela beleza que buscam na estrela a solução para sua velhice.

A nada curta sinopse deste livro, apresenta um conto de fadas tradicional, com ritmo e estilo original. Normalmente é rotulado como "conto de fadas para adultos", por causa de passagens mais violentas. O Estilo assemelha-se a os contos de fadas originais, antes de serem "suavizados" por Disney e sucessores.

Os personagens, ricos em camadas, não são infinitamente bons ou totalmente maus. É verdade, eles pendem para um lado ou outro, mas são passíveis das falhas, erros, e motivações humanas. O que torna as relações infinitamente mais interessantes, assim como o resultado delas.

A narrativa espalha encontros em embates ao longo do livro. Evitando aquela sensação de que tudo acontece no fim, após uma longa jornada leve. Em o Mistério da Estrela, está sempre ocorrendo um grande encontro, embate ou descoberta. Esse o desenrolar, torna o clímax da história um pouco morno, afinal muitas coisas foram resolvidas durante a viagem.  Mas nada prejudicial, já que a aventura e fantasia é constante.

Foi adaptado para o cinema em 2007, com Claire Danes, Robert De Niro, Michelle Pfeiffer, Charlie Cox no elenco. Algumas boas alterações para que a história funcionasse na tela, transformou Mistério da Estrela, em um caso raro em que livro e filme, não disputam pela qualidade. Nada de afirmar: o livro/filme é melhor. Ambos são bons, mas diferentes.

O Mistério da Estrela - Stardust
Neil Gaiman
Rocco

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem