10 livros em 10 dias
10º Dia - O livro mais antigo que eu li

Por ultimo, mas não menos importante. O livro mais velho que eu li, na verdade contém três histórias. A encadernação é parte de uma coleção de clássicos, daquelas de banca de jornal, lançada pela editora Abril décadas atrás. Mas não é pela idade do livro físico que este é o livro mais antigo que li. O volume, de capa dura, e tamanho de bolso, contém três histórias escritas aproximadamente entre 525-406 a.C.

São na vedade peças, devidamente acompanhadas por um pouco da vida e obra de cada autor. Li a muito tempo e provavelmente está na hora de lê-los novamente.

  • Prometeu Acorrentado
  • Ésquilo (tradução de Alberto Guzik), Abril Cultural

Zeus, rei dos deuses e dos homens, acabara de assumir o poder após a titanomaquia. Soberano despótico, manda acorrentar em um rochedo Prometeu, seu antigo aliado, culpado de muitos "crimes" a favor dos mortais: roubar o fogo dos deuses para dá-lo aos homens é apenas o mais grave dentre eles.
Prometeu é, porém, guardião de um importante segredo que ameaça o reinado de Zeus. Diante de sua recusa em revelá-lo, é condenado a um castigo ainda mais severo.

  • Édipo Rei
  • Sófocles (tradução de Geir Campos), Abril Cultural
Atormentado pela profecia de Delfos, de que iria matar o pai e desposar a mãe, Édipo tenta – inutilmente – fugir de seu destino...

  • Medéia
  • Eurípides (tradução de Miroel Silveira e Junia Silveira Gonçalves), Abril Cultural
Medéia, princesa da distante Cólquida, descendente do Sol, apaixonada por Jasão, traiu sua família e abandonou a terra natal, auxiliando seu amado e a expedição dos argonautas a conquistarem o velocino de ouro. Quando, anos mais tarde, depois de terem constituído família e se instalado na Grécia, Jasão anuncia que pretende desposar uma princesa local para aumentar seu prestígio e influência, Medéia vai às raias da loucura - para vingar o ultraje que Jasão pretende lhe impingir, Medéia, utilizando-se de astúcia e conhecimentos mágicos, arquiteta o assassinato da noiva e de seus próprios filhos!

Leia os outros títulos do desafio 10 livros em 10 dias.

2 Comentários

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem