Como Treinar o seu Dragão

Acha ruim a infestação de pernilongos que temos todo verão, imagina se eles fossem bem maiores e cuspissem fogo? É uma infestação de dragões que o vilarejo da ilha de Berck precisa enfrentar. Por mais de três séculos todo viking é treinado para matar sem dó nem piedade as criaturas que invadem o vilarejo para roubar animais.

Soluço (Jay Baruchel) bem que tenta, mas toda vez que o faz causa um estrago, para o bem da tribo é deixado de fora das batalhas. É em uma dessas tentativas desajeitadas que ele captura um Fúria da Noite, o mais misterioso e perigoso dos dragões, voa quase invisível e nunca erra o alvo. A recomendação viking para enfrenta-lo, é "sebo nas canelas"! Soluço vacila e não consegue matar o animal. Pouco a pouco viking e dragão constroen  uma relação de amizade e confiança, e Soluço descobre que tudo que seu povo sabem sobre eles está errado.

Enquanto isso a situação fica crítica na aldeia, adultos saem para procurar o ninho dos dragões, pois acreditam que se destruí-lo, as criaturas vão embora. Novos recrutas precisam ser treinado, e  Vast (Gerard Butler), lider da tribo e paí de Soluço, finalmente dá uma chance ao filho desajeitado, deixando-o tornar-se um aluno para aprender a matar dragões.

A nova aventura da Dremworks tem um visual impecável, florestas, rios, explosões e fogo, muito fogo, apresentados de forma espetacular mesmo nas cópias em 2D. Assim como as cenas de voo ageis e bonitas. Impossível não ficar tentado a imitar a personagem Astrid (America Ferrera) e tentar tocar as nuvens. Os personagens não são bonitos, e nem deveriam ser uma vez que caçar dragões é um meio de vida cicatrizes e membros perdidos são sinais de heroísmo muito valorizados, mas nem por isso deixam de ser carismáticos. 

Nunca tantos dragões, e de tipos tão variados foram vistos em um único filme. Cada tipo de dragão tem cores, formas (vale até 2 cabeças) e habilidades diferentes, que nos são apresentados de forma bastante criativa, através do personagem Melequento. Um nerd gordinho que após ler o manual viking de matar dragões várias vezes, decorou as características e habilidades de cada dragão como se tivesses saídos de cartas de RPG.

Contudo, nada supera a bela sequência de cenas onde Soluço e o Fúria da Noite, já devidamente apelidado de banguela, constroem seu amizade. É impressionante a transformação da agressiva fera no melhor amigo de um viking. Espere muitos "awh..." na sala.

Baseado no livro homônimo de Cressida Cowell,  Como Treinar Seu Dragão fala sobre estar aberto a novos conhecimentos. Da importância de deixar seu orgulho e preconceitos de lado, admitir que talvez não conheça algo tão bem assim. Aceitar o aprendizado e crescer com ele. 

Como Treinar o seu Dragão (How to Train Your Dragon)
EUA - 2010 - 98 min
Animação/Aventura 

2 Comentários

  1. Hummm... Acho que vou deixar para quando passar na "Temperatura máxima"... rs

    ResponderExcluir
  2. Ah não! vê na tv a cabo ou na locadora, a Globo vive cortando as partes boas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem