Leitura cinéfila em 2009

Você é cinéfilo? Curte uma leitura sobre a sétima arte? Então 2009 foi um ano agitado para você, certo. Esse ano amargamos o anunciado fim da única revista de qualidade especializada em cinema, assistimos seu retorno (2 vezes). E comemoramos a chegada de duas novas publicações, que prometem no mínimo temperar o mercado editorial especializado.

Suspense, drama, mistério, humor teve de tudo, duvida?
Recapitulando...


A SET, morreu em Abril. Ressuscitou em Junho. Causou polemica com a capa horrenda de julho. Agosto foi mais calmo. Em Setembro ela mudou de editora novamente, a Aver, e retornou para as mãos de Sadovski. Desapareceu e só retornou em Dezembro.

A Preview da Editora Nova Sampa, teve seu número piloto em julho/Agosto. Prometeu se tornar mensal a partir de Setembro. E cumpriu! Com um atrazozinho aqui, outro ali (distribuição ainda não é 100%). Ela saiu todo os meses desde então. E trouxe a familiaridade que os leitores procuravam, parte da equipe é formada por ex-integrantes da SET, falecida em Abril. As semelhanças evidentes são também seu ponto forte.

A Movie, um projeto um pouco mais complexo, nasceu ao mesmo tempo analógica e digital, é um projeto coletivo que convida a todos a participar. Mandem seus textos, fotos, analises, vídeos, a promessa é de portas abertas ao bom conteúdo. O número zero saiu em Agosto, com distribuição restrita. Os números 2,3 e 4 vieram mensalmente a partir de Outubro.

Enquanto tudo isso aí em cima acontecia, as discussões em fóruns, comunidades, sites e blogs, como o que esta lendo, rolou solta. O que prova que cinéfilos, não são meros viciados em TV. Agente lê bastante, viu!

Aproveite e leia os textos anteriores de Ah! E por falar nisso...
Cinema em Revista - Movie, Cinema em revista - Preview , Cinema em revista - SET, A nova SET

E agora, depois dessa maratona como ficam as opções de leitura cinéfila para 2010?

Ao que parece muito bem. Ao menos é o que prometem as 3 publicações, que só faltam ajustar algumas falhas. À SET falta retomar a antiga regularidade. Me lembro bem, todo mês por volta do dia sete a SET, com perdão do trocadilho, chegava nas bancas por aqui. Já com a Movie e a Preview o problema é a distribuição. A primeira ainda não chega nas cidades menores, já a segunda volta e meia atrasam. Problemas comuns a novas e "re-novas", revistas, que normalmente são resolvidos em alguns meses.

Se ainda assim, todas essa opções de leitura não são suficientes para você caro viciado em filmes. Se dê um presente de natal atrasado e compre o Almanaque Omelete. Mas isso é um livro, é outra história...

Que 2010, seja um ano tão próspero e animado, mas um pouquinho menos complicado para os leitores cinéfilos.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem