Grandes mentirosos do cinema

1º de abril é considerado o dia da mentira em vários países do mundo. No Brasil começou a ser comemorado em Minas Gerais, no ano de 1848, quando um periódico intitulado "A Mentira" circulou pela região anunciando a morte de Dom Pedro II. O embuste fora desmentido no dia seguinte, e a tradição de fazer pegadinhas nesse dia passou a fazer parte do folclore brasileiro.

Conheça agora sete (porque é conta de mentiroso) dos maiores mentirosos do cinema:

O Mentiroso (Liar, Liar – 2006)
É o primeiro de quem todos lembram, afinal sua maior “qualidade” está no título! Curioso mesmo é o fato de Fletcher Reede (Jim Carrey), protagonista dessa comédia passar a maior parte dela falando a verdade. Depois de tanto ouvir mentiras do seu pai, o pequeno Max pede ao assoprar as velas de um bolo, que o pai não minta por um dia. Desejo é realizado, dificultando a vida do advogado (segunda profissão que mais mente, só perde para os políticos), que depois de muita confusão acaba aprendendo o valor da verdade

Pinóquio (Pinocchio – 1940)
O menino de madeira que sonha ser “de verdade”, enfrenta diversas aventuras para alcançar seu sonho, que incluem até a visita ao estômago de uma baleia para salvar seu pai/escultor Gepeto. Entretanto é a passagem na qual ele aprende as consequências da mentira, que é mais lembrada. Afinal qual pai nunca mentiu para seus filhos, alegando que seus narizes cresceriam como os do Pinóquio caso contassem mentiras. Entretanto a maior mentira aqui é dos estúdios Disney que transformou em uma história cativante o conto de Carlo Collodi, sobre um menino rabugento, mal educado e nada disposto a aprender com os erros.

O Mágico de Oz (The Wizard of Oz -1939)
“Não prestem atenção ao homem atrás da cortina!” – Esbraveja o Mágico de Oz (Frank Morgan), pouco antes de ser desmascarado. Na verdade um artista circense que chegou a Oz por um acidente com seu balão e enganava os moradores com truques de circo. Antes de ser desmascarado convenceu Dorothy e companhia a enfrentar a malvada Bruxa do Oeste, o que por acidente acabou concedendo ao grupo as qualidades que o falso mágico não era capaz de lhes presentear.

O Primeiro Mentiroso (The Invention of Lying – 2009)
Mark Bellison (Rick Gervais) vive em um mundo onde todos só falam a verdade direta e sem rodeios sem problemas pois não existe o conceito da mentira.  Quando está prestes a perder a mãe, ele inventa uma mentira para confortar a senhora. E acaba descobrindo esta habilidade única, que não apenas muda o mundo a sua volta, mas cria as bases da religião.

A Vila (The Village – 2004)
Caso raro de mentira coletiva bem orquestrada. Afinal para uma mentira funcionar todos que fazem parte dela devem contar a mesma história, certo? Pois é isso que fazem os habitantes mais velhos de uma pacata vila do século XIX, isolada do resto do mundo por monstros. Com Sigourney Weaver e Willian Hurt.

O Show de Truman (The Truman Show – 1998)
Pobre Truman (Jim Carrey novamente, agora do lado oposto da mentira), sua vida é uma mentira desde o nascimento. Adotado por uma emissora de TV, passou toda a vida em um gigantesco estúdio, sem saber que era assistido por todos através de um programa de TV. Único que não sabe da mentira, tem todos os seus dias programados em prol da audiência. Imagina o surto do rapaz ao descobrir que todos a sua volta são grandes mentirosos?

Frank Abgnale Jr. - Prenda-me se for capaz (Catch Me If You Can – 2002)
Baseado na história real de Frank Abgnale Jr. (Leonardo DiCaprio), que depois de fugir de casa aos 17 anos se passou por piloto, advogado e médico. Além de se especializar em falsificações de cheques. Preso alguns anos depois, acabou trabalhando para o FBI, onde criou a maioria dos sistemas ante fraude em cheques.

Marcelo - VIPs (2010)
Primeiro representante brasileiro da lista também é baseado em uma história real. Cansado da própria identidade Marcelo (Wagner Moura) começa a assumir a identidade dos outros. Com diversos nomes, freqüenta diferentes meios e aplica golpes em cada um deles. O mais caso mais conhecido foi quando se passou por Henrique Constantino, filho do dono da aviação Gol, durante um Carnaval em Recife.

João Grilo - O Auto da Compadecida (2000)
Brasileiro de lábia afiada e especialista no tal "jeitinho" nosso. Sobrevivência é o objetivo da maioria de suas mentiras, já João Grilo (Matheus Nachtergaele) que pertence à classe menos privilegiada da sociedade nordestina na época em que o cangaço ameaçava a paz. Embora, há quem diga que suas histórias não eram exatamente mentiras apenas formas diferentes de observar a realidade.

Ferris - Curtindo a Vida Adoidado (Ferris Bueller's Day Off - 1986)
Como culpar Ferris Bueller (Matthew Broderick) por usar do artifício de manipular a verdade para aproveitar um belo dia de sol, quando todos adoraríamos fazer igual? O adolescente usa a mentira para tudo desde cabular aula até frequentar os melhores points da cidade. Clássico da Sessão da Tarde!!!

Contou 10 mentirosos ao invés de sete? Era mentirinha..... Te peguei!

Esqueci seu mentiroso favorito? Conhece mais alguns. Eu sei que vários ficaram de fora. Comenta aí! Quem sabe já não começamos a lista do ano que vem?

Feliz dia da mentira! 

Confira outras listas da cultura pop ou leia mais sobre cinema!

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem