Deus Inc. - 1ª temporada

Infelizmente pouca gente acompanhou a produção mexicana da HBO que chegou no último domingo ao final de sua primeira temporada. Isto é, se pudermos chamar de "primeira". Afinal até o momento não foi divulgado se Deus Inc., ganhará um segundo ano, ou se uma temporada única sempre fora o plano. Esta última opção faz muito sentido para a obra como um todo. Ao mesmo tempo, o desfecho permitiria uma continuação.

Caso você tenha se isolado do mundo graças à uma seita religiosa, ou faça parte do grande número de pessoas que não teve a sorte de descobrir esta série. Deus Inc. conta a história de Salvador Pereira (Rafael Sánchez Navarro), um estudioso que passou dez anos viajando pelo Oriente Médio, em busca de provas que sustentem sua teoria sobre a origem das religiões (todas elas), e viabilizem a publicação de seu livro. Quando finalmente retorna para casa, ele descobre que foi dado como morto por sua família. Além disso seu livro fora plagiado, publicado e utilizado como base para uma seita religiosa.

Os Filhos de Indra liderados pelo icônico e misterioso Askar Hyrum (Carlos Torrestorija), são compostos por pessoas de pouca educação, baixa renda, ex-presidiários, entre outros setores menos desprivilegiados da sociedade. Consequentemente mais suscetíveis à distorção de conceitos, alienação, doutrinação de crianças, rituais de gosto duvidoso, e claro, dízimos. Logo, há dinheiro, e muito, envolvido. Junto com ele vem o alto escalão sociedade, os políticos e polícia corruptos e qualquer outro que acredite conseguir vantagem com o esquema.

Inicialmente é o mau uso de suas teorias que impulsionam a luta de Salvador, determinado a desmascarar Askar e libertar seus seguidores da exploração. O jovem ufólogo e escritor de ficção científica Dante (Luis Arrieta) é o primeiro a se unir a causa, que eles tentam levar da forma mais correta o possível. Mas a cada novo passo, a disputa fica mais complicada e perigosa, decisões e atitudes extremas são tomadas. Até que a linha entre o certo e o errado, fique tênue demais para nossos personagens.

Decisões que influenciam vidas, manipulação, confiança, construção de caráter, lavagem cerebral, acordos suspeitos, fanatismo religioso, devoção extremada à uma pessoa, corrupção, falhas do sistema judiciários. Estes são apenas alguns dos temas pesados que a série não tem medo de abordar de forma aberta e inteligente.

A luta inicial entre o certo (Salvador) e o errado (Indra), fica mais complicada à medida que ambos os lados encontram aliados e tomam decisões. As consequências de seus atos repercutem na sociedade, em seus aliados e no livre arbítrio. E uma vez que a trama é composta por personagens complexos, ninguém é completamente bom ou mal. As escolhas de cada indivíduo, sejam elas altruístas ou egoístas, criam um efeito dominó onde cada ação tem uma consequência ainda maior e a antes clara linha entre o bem e o mal, o certo e o errado, fica cada vez mais confusa.

Tudo isso, sem deixar de relembrar situações semelhantes e referências ao longo da história das religiões, ao redor do mundo. Ainda sim, uma coisa a produção deixa bem clara: não é a fé o problema. Mas, as pessoas que se apropriam de sua capacidade de guiar outros em benefício próprio.

Os perigos da possibilidade de administrar a crença das pessoas, bem como se deixar controlar por uma instituição cegamente. Seja uma multidão devotada ou uma única pessoa, a fé cega move tantas montanhas quanto qualquer uma.

Mas calma! Não é uma série filosófica, há muito espaço para cenas de ação e drama. Além de reviravoltas surpreendentes, embora com um pouco de pesquisa você descubra: muitas daquelas coisas absurdas foram inspiradas em situações semelhantes da vida real.


Deus Inc. é uma produção caprichada (qualidade HBO, afinal), com um ótimo elenco e um argumento polêmico. E apesar de provocantes, seus temas não tentam chocar meramente pela audiência, como é de costume. Mas sim, trazer reflexão inteligente sobre um tema que muita gente aparentemente tem medo de abordar. Acredite, seja qual for sua crença, você pode sim discutir religião, fé e as instituições que as "administram", sem medo de arder no mármore do inferno.

É essa discussão que Deus Inc. levanta sem pudores. Em tempos onde a fé extremada e mal administrada tem efeitos grandiosos. Seja na aparentemente inofensiva, porém estranha, doutrinação cinéfila promovida por Os Dez Mandamentos. Ou pela mais urgente e preocupante ameaça mundial iminente o Estado Islamico. Já era a hora de começarmos a usar a ficção para compreendermos esses temas. Infelizmente. pouca gente descobriu Deus Inc. ...

Deus Inc. foi exibida pela HBO, com 12 episódios.

Confira mais posts sobre séries no blog, ou leia as primeiras impressões sobre Deus Inc.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem