Deus Inc.

Salvador Pereyra (Rafael Sánchez Navarro) finalmente volta para casa após 10 anos viajando pelo Oriente Médio, em busca de provas que sustentem sua teoria e viabilizem a publicação de seu livro. De volta ao México, após anos sem conseguir fazer contato, sua família o considera morto e seguiu com a vida.
Entretanto, se descobrir morto para sua mulher e filha, nem de longe é a pior surpresa que aguarda o protagonista. Seu livro, sobre a origem das religiões (todas elas), foi publicado por outro, e está sendo usado como guia para uma seita que explora comunidades carentes. Inclua aqui, distorção de conceitos, alienação, doutrinação de crianças, rituais de gosto duvidoso, e claro, muito dinheiro envolvido.

Deus Icn. é a nova série latina, e polêmica, da HBO. A produção é mexicana, mas sua temática não é estranha à nós brasileiros.  De fato, a série chega em uma época em que, devoção extremada, fanatismo religioso, e má apropriação de doutrinas é um tema recorrente e preocupante em todo mundo. Seja na aparentemente inofensiva, porém estranha, doutrinação cinéfila promovida pelo lançamento de Os Dez Mandamentos. Ou pela mais urgente e preocupante ameaça mundial iminente o Estado Islamico. O perigo do fanatismo em geral, aliais, não é uma ameaça nova. Sempre esteve presente, seja com religião ou qualquer outra ideia como pano de fundo.
Uma coisa a produção deixa bem clara: não é a fé o problema. Mas, as pessoas que se apropriam de sua capacidade de guiar outros em benefício próprio. Assim, a série promete um batalha digna de Davi e Golias, ao colocar um homem de bem, contra uma instituição com recursos ilimitados e moral duvidosa.

Ao longo da temporada, salvador vai encontrar aliados e tentar descobrir/entender seus inimigos, enquanto tenta resgatar sua obra do "mal caminho". Sem deixar de relembrar situações semelhantes e referências ao longo da história, ao redor do mundo. Tudo isso de forma orgânica, natural e coerente, afinal ele é um estudioso.

Em produção desde 2014 a qualidade do projeto faz jus a qualquer produção da emissora. Com locações diversas e boas cenas de ação. Com tudo isso, nem precisava que os personagens, fossem carismáticos para a produção ter relevância. Felizmente eles são. Assim como o elenco é eficiente, e conta com Luis Arrieta, Rocío Verdejo, Fernando Luján, Isabel Burr, Dagoberto Gama, Manuel Balbi, Carlos Torrestorija, Adriana Paz e Lourdes Reye.

Uma série de qualidade que vai levar o expectador a se preocupar com a jornada de salvador e cia. Ao mesmo tempo que discute questões relevantes para o cenário atual, que por algum motivo ainda é pouco abordada no cinema e na TV. É pena que a série esteja passando despercebida por muitos.

Então fica a dica, Deus Inc. é exibida pela HBO, aos domingos às 22h. O quarto episódio vai ao ar este domingo. A série terá 12 episódios no total.

Confira mais posts sobre séries no blog.

2 Comentários

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem