Dia Mundial da Fotografia

Já tem gente comemorando a semana inteira, mas é hoje 19 de Agosto o Dia Mundial da Fotografia. E admito, esta é uma data que nunca comemorei de verdade, contudo sinto que este ano a coisa muda de figura. Mencionei que este ano incluí fotógrafa à minha lista de atribuições?

De fato, eu já tinha algumas noções tanto de técnicas quanto da história da fotografia, da época da faculdade, mas isso ainda foi na era analógica. Em 2015 entrei de cabeça na nova era da fotografia, com uma câmera na mão, alguns cursos (aceito sugestões de outros), e idéias, um tanto quanto vagas, na cabeça.

Logo não existe hora mais apropriada para apresentar meu novo projeto: Fabiane Bastos Fotografia. Não vou explicar muito não, pois quero que você visite, conheça, comente, critique (construtivamente, claro). E se gostar (ou mesmo se não), curta, compartilhe, mostre para seus amigos, para sua família, para seu gato, enfim espalhe por aí.

- Mas esse post é mero jabá Fabi?! - Claro que não. Aproveito para resgatar algumas informações interessantes sobre esta data comemorativa.

Porque hoje é o dia da fotografia?

Em 19 de Agosto de 1839 foi anunciada na Academia de Ciências da França, a invenção do Daguerreótipo, criado pelo francês pelo francês Louis Daguerre.

A data do anúncio do processo fotográfico criado por Daguerre foi escolhida para celebrar a fotografia mundialmente, apesar de não ter sido o primeiro processo criado. A primeira fotografia reconhecida foi produzida pelo, também francês, Joseph Nicéphore Niépce seu método a heliografia exigia cerca de oito horas de exposição à luz solar. Imagina posar esse tempo todo!

Depois da morte de Niépce, Daguerre aperfeiçoou seu projeto e o resto da história você já sabe! (Não sabe? Clique aqui!).

*Fotos: Feira de antiguidades da Praça XV, RJ. E na modalidade "fotografia sincronizada" com Franciene Pio.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem