Os Pinguins de Madagascar

Pouca gente sabe, mas pinguins só existem naturalmente no hemisfério sul. Entretanto, desde 2005, 4 espécimes ficaram conhecidos como Os Pinguins de Madagascar, ao participar do primeiro filme da franquia da Dreamworks que leva o nome da da ilha.  E não demorou muito para Capitão (Tom McGrath), Kowalski (Jeff Bennett), Recruta (James Patrick Stuart) e Rico (John DiMaggio), ganharem suas próprias aventuras na TV. Este ano o quarteto finalmente estrela sua própria animação para a tela grande, embora, à essa altura, os outrora coadjuvantes estejam mais para "cidadãos do mundo" que para qualquer região em particular.

Após uma breve introdução, lá no polo sul sobre as origens da equipe, Capitão, Kowalski, Rico e Recruta "esbarram" no misterioso vilão Dr. Octavius Brine (John Malkovich), e em seu misterioso plano para destruir o mundo como conhecemos. Entram também nesta jornada a Equipe de Vento do Norte, uma força-tarefa de elite dedicada a ajudar os animais indefesos comandada pelo agente Secreto (Benedict Cumberbatch).

Dedicado prioritariamente aos pequenos expectadores da TV e da franquia original, o ritmo é frenético. A narrativa simples, rápida, multicolorida e com piadas quase ininterruptas parece meticulosamente calculada para prender a atenção, mesmo dos muito pequenos durante seus 93 minutos.

Não chega a irritar os adultos, mas fica a sensação de correria constante, o que inclui uma introdução corrida. Provavelmente porque não somos tão íntimos das personagens quanto a petizada. Ainda assim há tempo para desenvolver arcos para as personagens como Recruta, que tenta evoluir do posto o soldado raso/mascote da equipe. E de Capitão e Secreto, que tem que assumir que trabalhar em equipe pode ser vantajoso.

A rivalidade e diferenças entre as equipes alais, oferecem algumas das tiradas mais divertidas do longa. Enquanto a Operação Vento do Norte dispõe de recursos, traquitanas e protocolos no estilo James Bond. Os Pinguins trabalham no improviso, sem recursos e muitas das vezes sem ter certeza do que estão fazendo.

Se Capitão, Kowalski, Rico e Recruta são heróis por pura sorte, acaso, ou acidente, o sucesso de sua aventura, não deve depender dos mesmos meios. Assumidamente feito para agradar os pequenos fãs, abusa do carisma de seus personagens para entregar à Os Pinguins de Madagascar, o nível de diversão desprendida que a criançada em férias procura. Os adultos podem não se divertir tanto, mas não passaram indiferentes às piadas espertinhas. E de quebra ainda vão pensar em rever o longa em versão legendada para descobrir  as interpretações de Cumberbatch e Malkovich.


P.S.:Disponível em 3D, bem feito, porém não indispensável.

Os Pinguins de Madagascar (The Penguins of Madagascar)
EUA - 2014 - 93min
Animação/Aventura/Comédia


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem