The Leftovers - 1ª temporada

Então 2% da população mundial simplesmente desapareceu. Sem aviso prévio ou explicação, sumiço à olhos vistos, em um dia qualquer. Três anos mais tarde ainda não há sentido no que acontecera, muito menos rastro de algum dos desaparecidos. Como você viveria a esta altura?

É a vida dos que ficaram que a série The Leftovers aborda. A série da HBO, baseada no livro homônimo de Tom Perrotta, terminou sua primeira temporada ainda sem explicações, e com muito mais, perguntas, mistérios e problemas a serem resolvidos pelos moradores de Mapleton. Além de vislumbres do caos mundo à fora.

Alternando entre episódios coletivos, e capítulos solo de personagens chave, a série preparou terreno, nos fez conhecer melhor passado e presente de tais cidadão, para melhor explicar suas ações. Especialmente diante do clímax/desfecho da temporada, uma trama desenvolvida paralela e lentamente ao longo dos 10 episódios.

Dividir o tempo de tela ente tantos núcleos, foi provavelmente um dos maiores desafios da série. Críticas, de expectadores mais empolgados, há alguns episódios solo não são difíceis de encontrar, As escolhas tomadas pelos roteiristas, no entanto foram acertadas para o desenvolvimento da trama.

Mesmo com episódios focados em outros personagens é o chefe de polícia Kevin Garvey (Justin Theroux), que encabeça a trama, ao tentar por ordem na cidade. E ao mesmo tempo precisa lidar com um lar desfeito, e com dúvidas sobre sua sanidade. Outros destaques são o reverendo Jamison (Christopher 'Doctor Who' Eccleston), que só quer confortar as pessoas. Nora Durst (Carrie Coon) representante máxima do fenômeno de desparecimento, já que perdeu toda a família.

Além duas seitas cheias de segredo, uma delas em torno de um misterioso guru. Trama pouco desenvolvida pode tanto ser abandonada, como causar uma reviravolta nas próximas temporadas. E os RC, "Remanescente Culpados", vestidos de branco, mudos, fumantes compulsivos, tem a estranha mania de perseguir pessoas, ao ponto de se tornarem alvo. E é claro, tem um plano secreto para mudar a forma como o mundo lida com o "arrebatamento".

Depressão, conformismo, dar a volta por cima, buscar uma resposta, tentar ajudar o próximo, há todo tipo de reação entre os "deixados para trás" em  Mapleton. Uma gama de personagens interessantes e cheios de facetas, tentando lidar com uma situação inédita e impossível. Apesar de não causar tanto estardalhaço na mídia, The Leftovers, apresentou uma ótima primeira temporada, criou alguns desfechos, mas deixou muitos "pingos nos is" à serem colocados na, já confirmada, segunda temporada.

Leia mais sobre The Leftovers.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem