Se eu ficar - filme

Não se deixe enganar pelos trailers e sinopses, Se eu ficar não é um típico romance adolescente, onde a jovem talentosa tem que escolher entre a carreira e aquele que pode ser o grande amor da sua vida. De fato, essa história está acontecendo com Mia (Chloë Grace Moretz), quando a verdadeira trama do filme começa.

"Não é incrível como a vida é uma coisa e então, de repente, se torna outra?" - Afirma a protagonista, para descrever o acidente de carro que a põe em coma (não é spoiler está no trailer), e cria o verdadeiro dilema do filme: Mia deve ficar e lutar pela vida, ou desistir? Literalmente perambulando pelo hospital em um estado entre a vida e a morte, Mia descobre consequências de seu acidente, observa as reações de família e amigos à sua condição, e revê sua vida.

É apenas aí, entre relatos de familiares na sala de espera e flashbacks, que criam duas linhas narrativas distintas, que realmente conhecemos Mia. Uma tímida adolescente apaixonada por música clássica, filha de pais roqueiros que "ficaram caretas" para criar os filhos. Um promissor talento no violoncelo, apaixonada pelo roqueiro da escola (Jamie Blackley), e em dúvida sobre o futuro após o colégio, como qualquer um nessa fase da vida.

Consequentemente conhecemos também os prós e contras caso ela fique. As perdas e consequente nova vida com que terá de lidar se ficar. Aqueles que deixará para trás se for embora. E apesar do foco estar no romance adolescente, felizmente Adam não é a única motivação para a protagonista sobreviver. Assim, como não é tratada de forma leviana a perda dos pais de Mia (também está no trailer). O autêntico casal, tem as melhores falas, e uma hábitos que nos fazem desejar que nossos pais fossem assim. Inevitavelmente, transformando sua partida tão traumática para o expectador, quanto para a protagonista.

E por falar na protagonista, Chloë Grace Moretz (a eterna HitGirl), se sai bem como a tímida e deslocada adolescente, que de repente se encontra com dilemas maiores do que poderia imaginar. Seus melhores momentos, entretanto, são aqueles sem falas, onde a expressão corporal denunciam o que Mia realmente está pensando.

Se as falas, muitas retiradas quase inalteradas do livro em que o filme se baseou, não são o forte em todas as cenas. A direção de arte, faz sua parte ao apresentar um pálido ambiente hospitalar, em contraste com a vida cheia de contrastes fora dele. A escolha não é original, mas é simples, e eficiente na tarefa de criar a atmosfera melancólica do longa.

Se eu ficar é baseado no romance homônimo de Gayle Forman. Logo, haverá quem não resista a compará-lo a outro romance adolescente recentemente adaptado para o cinema. Mas, enquanto os adolescentes de A Culpa é das Estrelas, tentam aproveitar o tempo que tem diante de uma tragédia anunciada. A protagonista vivida por Moretz tem pouquíssimo tempo (já que as primeiras 48 horas são cruciais para pacientes em coma), para lidar com uma tragédia surpresa, que vai literalmente definir o rumo de sua existência.

Situação com a qual podemos nos deparar a qualquer momento, mesmo sem uma experiência espiritual fora do corpo. Um filme formulaico, mas que aponta a efemeridade da vida e a importância das escolhas, sob seu disfarce de romance adolescente. O fato de dar aos jovens expectadores algo mais a pensar que a média dos filmes voltados para o público já é um mérito. 

Também estão no elenco Mireille Enos, Joshua Leonard, Stacy Keach, Lauren Lee e Liana Liberato.

Se eu ficar (If I Stay)
EUA - 2014 - 106min
Drama


Leia a resenha do livro Se eu ficar.

2 Comentários

  1. Ainda não assisti este filme, mas a cada novo trabalho a garota Chloe Grace Moritz mostra que tem potencial para se tornar uma grande atriz.

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Também gosto muito do trabalho da Chloe, só não vale ela ficar desdenhando deles como a fofoca em que ela desacredita a HitGirl.

    "Se eu ficar" estreia dia 04/09.

    Até

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem