Under the Dome - 1ª temporada

Baseada no romance* homônimo de Stephen King, Under the Dome (O Domo, na TNT e Under the Dome - Prisão Invisível, na Globo), acompanha a reação da pequena cidade 'estadunidense' de Chester's Mill, e seus moradores à um fenômeno sem precedentes. Em um dia aparentemente comum a cidade é isolada do mundo por um domo invisível, indestrutível e inexplicável.

Além do mistério do domo em si, ninguém sabe de onde veio, como apareceu, ou mesmo do que é feito. A série foca na micro sociedade que se forma a partir do fenômeno, sem circundar a cidade inteira, a cúpula separou famílias, e deixou de fora, governantes, grande parte da força policial. Tentando se organizar, os moradores também precisam se preocupar com a escassez de recursos. Mas nada causa mais impacto que as diferentes personalidades, e suas reações ao desconhecido.

Assim, temos a jovem policial (Natalie Martinez) que precisa assumir as rédeas da cidade. O único político restante Big Jim (Dean Norris), que claro, se acha no direito de ser o novo governante e seu filho (Alexander Koch ) de comportamento duvidoso. Além é claro, do belo forasteiro misterioso e de nome estranho, Barbie (Mike Vogel), logo se envolve com a jornalista da cidade (Julia Shumway).

Com roubos, incêndios, assassinatos, falta de suprimentos, água e remédios, a tarefa de "investigar" o domo acaba ficando com os jovens. Estes como bons adolescentes, descobrem pistas e fenômenos por acaso, e claro, não contam para os mais velhos. No elenco jovem Colin Ford (o joven Sam Winchester, de Supernatural) e Britt Robertson (The Secret Circle) e Mackenzie Lintz.

Encrenqueiros, bons cidadãos, pregadores dos fins dos tempos, pessoas que precisam de cuidados especiais e até bandidos completam, a população que precisa se adaptar à nova situação e a convivência forçada. Ambas tarefas realizadas aos trancos e barrancos, e ainda não alcançadas, o que já garantiu uma segunda temporada.

Elogiado, o episódio piloto causa impacto e apresenta bons efeitos especiais. A série na verdade se sustenta nas inúmeras reviravoltas e nas perguntas sem resposta que vão aumentando e se acumulando ao longo da temporada. Enquanto as reviravoltas prendem e surpreendem o expectador, a falta de respostas pode frustar alguns. 

Falta de respostas e reviravoltas rocambolescas à parte, o ritmo é bom. E a trama é bem distribuída entre conflitos dos moradores, problemas causados pelo domo e as pistas do mistério. Até o desapontador episódio final, que além de não resolver nenhuma das questões ainda deixa um clímax frustante em aberto para a segunda temporada. 

A boa notícia é que a segunda temporada logo foi garantida, e tem seu primeiro episódio escrito pelo próprio Stephen King. Para muitos garantia de uma solução para o fraco final da primeira temporada. Drama, mistério e ficção científica, bem distribuídos em 13 episódios, é o expectador vai encontrar em Under the Dome. É claro, há um clichê, uma pieguice ou escorregão aqui e ali, mas nenhuma série é perfeita, e ouso dizer, faz parte do estilo.

A segunda temporada de Under The Dome estréia hoje na TNT, às 22:30h, com episódio duplo sem cortes.

*No Brasil o romance foi publicado com o título Sob A Redoma.

2 Comentários

  1. Eu estava curioso para assistir, mas acabei não conseguindo acompanhar a 1º temporada.

    Vou tentar conferir.

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Os dois primeiros episódios desta segunda temporada foram ótimos. Torcendo para manterem o ritmo!

    Att...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem