Marvel's Agents of S.H.I.E.L.D. - 1ª temporada

O ministério dos spoilerfóbiocos informa: esta resenha pode conter Spoilers de Capitão América 2 - O Soldado Invernal.


Sua primeira incursão na TV, não foi nada fácil para os agentes da S.H.I.E.L.D..Após um piloto bem estruturado, porém com muitos personagens novos, a série caiu na armadilha dos episódios burocráticos (aqueles para preencher uma temporada longa).E quase se perdeu entre, o caso misterioso da semana e sua trama principal, que incluía o mistério da ressureição de Coulson e o vilão Clairvoyant. (é por isso que Game of Thrones só tem 10 episódios) Os episódios isolados teriam o objeito de atrair o expectador não iniciado, mas acabaram por espantar os fãs e a série teve uma queda de audiência significativa.

As pausas para o "caso da semana" no entanto, deram o tempo para a série desenvolver melhor os personagens e suas relações. Afinal, a não ser por Coulson (Clark Gregg) e eventuais participações especiais do universo do cinema, nunca ouvimos falar de nenhum deles.

Assim, gradualmente a veterana, os dois nerds técnicos de laboratório, um agente de campo, e uma hacker. Se tornaram Melinda May (Ming-Na Wen), uma agente super-experiente (e eficiente), a ponto de ser uma lenda, a "Cavalaria". A dupla de inseparável gênios Fitz-Simmons (Iain De Caestecker e Elizabeth Henstridge), assim mesmo com nomes quase sempre mencionados juntos (tipo Sandy-Júnior, lembra?), tem as melhores traquitanas e idéias para solucionar qualquer problema que Coulson enfrente. O agente Grant Ward (Brett Dalton), aparentemente durão, extremamente técnico. E a Hacker Skye (Chloe Bennet), recrutada logo no primeiro episódio, foi nossa porta de entrada para conhecer o dia-a-dia de um agente, além de ter sua própria origem misteriosa.
Skye, Ward, Simmons, Fitz, Coulson e May
Deu até tempo de conhecer Lola, concersível voador vermelho, com tecnologia que lembra bastante a usada por Tony Stark em suas armaduras. E por falar em tecnologia, os gadjets absurdos, nomes e acontecimentos oriundos do cinema, bem como todo o universo em que se passa, são os pontos fortes da série. Afinal você já conhece aquele mundo dos filmes solo dos heróis e de Os Vingadores. É claro, sempre vai ter aquele expectador que esperava mais, com participações especiais e um mini filme dos Vingadores semanal.

Mas, se tiverem participações extras toda semama, não seriam mais tão especiais. A série tem consiência disso (e provavelmente um orçamento que garanta essa limitação), assim as participações foram esporádicas, mas pontuais. Especialmente a de Stan Lee, situada no ótimo episódio ótimo "T.R.A.C.K.S.". O capítulo marcou o ponto de virada da temporada, quando os episódios burocráticos diminuiram e encontraram seu tom, para dar espaço a trama principal. Além disso sua trama, que coloca toda a equipe em missão em um trem, e se desenvolve de forma dinâmica e inteligente através dos pontos de vista de cada um dos personagens, é provavlmente o melhor da temporada.

A partir daí, a série corrigiu as falhas, desvendou parcilamente alguns mistérios e melhorou ainda mais, ao lidar com os acontecimentos do segundo filme do Capitão América. A equipe já havia dado conta das consequencias de Thor - Mundo Sombrio, copntando até com a participação de Lady Sif (Jaimie Alexander). Mas nada tão grande quanto -SPOILER- a infiltração da Hydra na agência e sua consequente queda.


Com a trama se desenvolvendo simultâneamente aos acontecimentos das telas. Os agentes da S.H.I.E.L.D. passaram a ser os procurados Nº1, da CIA, FBI o  MI6 e toda e qualquer organização de defesa do mundo. Grande parte deles, incluisve dentro da equipe de Couson se mostran traidores, e ainda precisam ser detidos. Outros aparentemente abandonam a causa, como a agente Maria Hill (Colbie Smulders) em outra participação especial. Sem recursos, ou opções os últimos episódios exploram melhor as habilidades da equipe, que sem ajuda, e com muita gente contra, ainda pretendem pegar os bandidos.

E pegam! Aos trancos e barrancos, e com recursos absurdos (é uma série de TV de super-heróis gente!) menos parte deles, como o traidor Ward e seu Mentor Garret (Bill Paxton, canastrão na medida certa). O bom episódio final, só falha em sempre apresentar as cenas de luta em locais escuros, mal dava para ver o que acontecia. Provavelmente um recurso mal aplicado, para esconder dublês ou coreografia precária.

Mas, é claro, com segunda temporada confirmada alguns vilões conseguem escapar, há baixas na equipe, é preciso lidar redenção e/ou tortura do traidor Ward. Há ainda há o mistério da verdadeira origem de Skye, as consequencias da ressurreição forçada de Coulson e a reconstrução da Strategic Homeland Intervention, Enforcement and Logistics Division (Divisão Logística e Aplicação de Intervenção Estratégica Interna),a S.H.I.E.L.D.! Tarefa dada a Coulson, novo diretor da agência, pessoalmente por Nick Fury, em uma aparição para lá de descontraída.


Marvel's Agents of S.H.I.E.L.D., promete uma segunda temporada mais segura e acertada, com personagens melhor trabalhados e tramas mais equilibradas, e com sorte, mais participações especiais. Fica a torcida para que estem bom final de temporada, traga de volta alguns fãs.

P.S.: Difícil mesmo entender, foi a organização da programação do canal Sony, que após terminar a maratona com os últimos episódios, e o season finale, cancelou o epsódio inédito de Once Upon a Time, apenas para reprisar (coladinho sem nem comercial), o episódio que acabara de ser exibido. Detalhe, geralmente a programação já tinha uma reprise no mesmo dia, logo após Once Upon a Time.

2 Comentários

  1. Finalmente um blog onde eu possa futricar sobre filmes e séries. Adorei o post e me deu uma vontade enorme de assistir mas estou com Penny Dreadful na lista, mas S.H.I.E.L.D será o próximo!

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Fique à vontade para futricar sobre filmes e séries. Assunto vai ter pois, Penny Dreadful também está na minha lista!

    Obrigada pela visita!
    Bjs!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem