Invocação do Mal

Durante o especial Mês de Terror que fizemos no blog DVD, Sofá e Pipoca, descobri uma coisa curiosa. filmes de terror dificilmente me assustam. Logo, quando vi as reações positivamente assustadas das plateias e as boas críticas para Invocação do Mal fiquei animada: Será que eu vou ficar com medo?

Na década de 1970, a família Perron, pai, mãe e cinco filhas, se mudam para uma novo lar. Uma construção comum, casa antiga com quintal grande, árvores e lago turvo nos fundos. Enquanto isso, descobrimos como é o dia-a-dia no trabalho dos demonologistas Ed e Lorraine Warren (Patrick Wilson e Vera Farmiga), de forma quase documental. Afinal, o casal existe mesmo, assim como a história que inspirou o filme.

É claro, logo nos primeiros dias, coisas estranhas acontecem pela casa. Leva algum tempo, antes de finalmente as histórias de Ed e Lorraine e dos Perron se encontrarem. Até lá, você da descobriu que a família Perron é gente como a gente. E já se preocupa com o bem estar do casal (Ron Livinston e Lili Taylor) e suas filhas fofas.

Fazer o público se importar com as personagens já é meio caminho andado. O outro caminho está no bom roteiro e nas boas escolhas para executa-lo. A começar pela casa que apesar de ampla, cheia de portas, pela forma em que foi filmada, parece diminuir de tamanho ao longo do filme. Especialmente quando família, os demonólogos e manifestações sobrenaturais dividem cena. É muita gente, muitas entradas e muitos detalhes a serem observados, deixando o expectador em alerta constante. Nenhum canto é seguro.

A fuga dos clichês também é outro ponto forte, nem sempre as aparições surgem do nada com corte repentino e aumento súbito da música. As vezes elas apenas estão lá como um móvel qualquer. Pegando de surpresa, o espectador que espera pelos sustos típicos.

Outro ponto forte é o bom elenco, trazendo seus nomes de peso para a produção Patrick Wilson e Vera Farmiga não decepcionam. Mas o destaque fica com a mãe vivida por Lili Taylor, afinal é sua personagem quem tem mais a perder, uma família inteira. Nem mesmo o elenco infantil decepciona, todas rostos conhecidos Joey King (Oz - Mágico e Poderoso), Mackenzie Foy (Amanhecer - parte 2), Hayley McFarland (Lie to Me), Shanley Caswell (Pânico na Escola) e Kyla Deaver (Drop Dead Diva).

Feliz ou infelizmente não fiquei com o tal medo da própria sombra que as pessoas tanto alardeiam. Mas sim, tensão e preocupação extrema fizeram parte da minha sessão. Invocação do Mal é um ótimo filme de terror, medo é uma coisa relativa. Aparentemente os Winchesters me treinaram bem. Mas isso é assunto para outro post.

Invocação do Mal (The Conjuring)
EUA - 2013 - 112 minutos
Terror




Meninas Perron, originais e do cinema

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem