Enfim, o futuro...

Assistindo novamente a trilogia De Volta para o Futuro este fim de semana (minha comemoraçoa pessoal pela invenção do capacitor de fluxo), não pude deixar de notar, o futuro está aí!

É verdade, ainda vai demorar um tempinho para termos carros voadores, e hoverboards em nossas ruas, mas cinco anos antes da data visitada por Dr. Bown e Marty na parte II da trilogia, muitas das impressionantes invenções do "futuro" já estão presentes em nosso cotidiano. Algumas igualzinhas, outras com diferentes usos e tecnologias, mas com o mesmo resultado.

Videoconferência
Web-cam e banda larga apostos, e qualquer um pode conversar via video-conferência com alguém do outro lado do planeta, ou mesmo no quarto ao lado. No filme a tecnologia substituiu o telefône convencional, o que não aconteceu em "nossa realidade". Entretanto, com tantas funções que nossos celulares tem agregado as duas tecnologias vão se unir logo-logo.

Vários canais na TV
A TV dos McFly, era plana e muito fina, como as atuais LCD, LED e Plasma, e podiam transmitir mais de um canal ao mesmo tempo, coisa que as redistribuidoras de sinal já proporcionam hoje em dia.

Acionados pela voz
Quem nunca babou, ao ver aquela propaganda de ceular, um homem  ao volante apenas falando o nome da pessoa com quem quer falar para que o telefone faça sozinho a ligação em viva-voz. Se telefones podem fazer isso, qualquer aparelho pode, não? No filme tudo pode ser pedido em voz alta, de acender luzes a pegar uma fruta.


Video-óculos
Telas, a cada dia que passam elas ficam mais finas. Apesar de ainda não estar ao alcance do púbico elas já podem ter a espessura de folhas de papel, logo coloca-las em forma de lentes de óculos, não será dificil. Acopladas a aparelhos de pequeno porte como i-pods e celurares podem exibir qualquer coisa.

Video-games sem controle
Não sabemos exatamente como era os video-games em 2015 de Hillvalley, mas sabemos graças ao, então, pequeno Elija "Frodo" Wood que não precisam usar as mãos. Se está falando de um videogame acionado pelo poder da mente, estamos longe. Entretando se está falando de usar não apenas as mãos... o vídeo explica tudo!

Comida re-hidratada 
Ok! Eles tinham um aparelho, parecido com um microondas que transformava um disquinho de massa em uma pizza meio-a-meio. Nós colocamos água quente em um copinho e ... macarrão instantâneo em 1 minuto!

Combustíveis alternativos

Não temos o Sr. Fusão para alimentar os carros, mas temos GNV, Alcool ("peraí"esse é antigo!). Uso de fontes de energias alternativa, e a busca por novas opções mais eficientes não faltam. Em prol de um mundo mais saudavel.  

Leitor Biométrico 
Ainda usamos chaves para entrar em casa, mas a leitura biométrica está presente no cotidiano em outras funções. Não precisamos mais borrar os dedos para colocar digitais em documentos, empresas controlam a entrada e saída de funcionários com as digitais e, pasmem, brasileiros de algumas cidades votaram esse ano identificados por leitura biométrica!


3D nas ruas
Marty está andando na rua quando é atacado pelo tubarão de Spilberg, trata-se de um holograma promovendo o 19º longa do terror dos mares. Não tivemos tantas sequancias de Tubarão assim, mas a tecnologia 3D, que proporcionaria a mesma sensação virou mania não apenas nos cinemas, está invadindo as casas do mundo todo. É uma questão de tempo para abolirmos os óculos e convivermos com a tecnologia até nas ruas.

Pedidos por computador
No 80's Café, fazemos o pedido a um garçon de mentira. Hoje em dia podemos comprar qualquer coisa sem  nenhum contato humano, apenas digitamos o pedido e recebemos o produto em casa. Tenho certeza que em algum lugar por aí existe uma lanchonete no mesmo estilo.

Cadarços automáticos
Você está andando na rua, longe de casa, sem outra alternativa de transporte, cheio de sacolas, é apanhado por uma tempestade e então seu cadarço desamarra. Um dilema, arriscar um tombo e continuar ou arriscar uma gripe, e amarrar o cadarço? Por isso até 2015 teremos cadarços que se amarram sozinhos. O sonho de atolados preguiçosos e criancinhas que ainda não sabem dar nós! Duvida? A Nike já providenciou a patente.

O futuro para por aqui! Ainda não usamos duas gravatas ao mesmo tempo, nem óculos que mais parecem bloquear a visão. Também não temos previsão de roupas auto-secantes, aparelhos levitadores que dão um jeito em sua coluna, carros voadores ou Hoverboards. Mas garanto, não é por falta de tentativa!

5 Comentários

  1. òtimo post!
    Realmente não vamos ter o futuro previsto pelo Dr. Emmett Brown, mas já avançamos muito e estamos avançado cada vez mais, e isos é o que importa!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada!
    Acho que já vimos mais coisas que parecem saídas do futuro dele do que esperávamos.

    Só senti falta dos celulares, nos filmes do Delorean, ninguém carregava esses telefones portáteis dos quais somos dependentes.

    Essa previsão eles erraram! rs

    ResponderExcluir
  3. Pior q é bem verdade, esse cara ve o futuro, ou se inspiraram nas coisas dele.

    http://partesdeumdiario.blogspot.com/

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Eu quero mesmo é um DeLorean que me deixe viajar no tempo! :)

    ResponderExcluir
  5. Ver o futuro??? Inspiração é mais provável!

    DeLorean = sonho de consumo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem