10 livros em 10 dias
2º Dia - O livro que mais odiei

Atenção professoras! Nunca, jamais, em nenhuma circunstância inicie seus alunos no universo da literatura com um livro de guerra.

Foi isso que aconteceu quando eu estava na 3ª série (hoje chamam de 4º ano). Era o primeiro título que a turma lia que trazia mais texto que figuras, o protagonista vivia em uma zona de guerra, tudo que acontecia em sua vida era dificuldade e tragédia. O resultado da leitura daquele ano? Cerca de 30 cópias do livro foram doadas para a biblioteca da escola naquele ano. A turma inteira odiou a experiência, a ponto de no ano seguinte resmungar quando a professora mencionou que escolheu um livro para lermos. Por sorte esta era mais sensata.

Já li bastante depois disso, não gostei de alguns, abandonei outros. Ainda sim não me lembro de ter desgostado tanto de um livro quanto este título. Não por que fosse ruim, apenas era inadequado, para a época. Pena que doei minha cópia quem sabe hoje ele causasse uma melhor impressão.


  • O Menino de Olhos Assustados
    Lúcia Pimentel de Sampaio Góes - Ed. Paulinas

Segundo a sinopse oficial, "A fuga de um grupo de meninos vitimados pela guerra do Vietnã representa uma denúncia contra a opressão, a violência e o sofrimento causados pelas lutas de poder e pela intolerância."

Conta a história de Ho Chi , um garoto diferente por ter um olhar de medo, de quem espera alguma coisa ruim a qualquer momento. Logo que Ho Chi nasceu sua mãe teve que fugir porque havia uma guerra. O menino ouviu o estampido das bombas e nunca mais o medo deixou o seu olhar. Seus pais, avós morrem pelo caminho e tudo que lhe resta é a companhia de Kim Thiem, uma criança como ele. Ambos enfrentam uma jornada para fugir das bombas e até são pegos por uma explosão, com direito a ferimentos graves.

Eu sei que não podemos esconder a verdade das crianças, mas existe hora e maneiras certas para tudo. Além do fato de toda criança ser diferente e ter seu próprio tempo.

Dito isso, paro por aqui. Até o próximo post e o próximo livro do desafio 10 livros em 10 dias.

2 Comentários

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem