10 livros em 10 dias
1º Dia - O livro que mais gostei

Primeiro dia do desafio literário 10 livros em 10 dias, e devo citar o livro que mais gostei. Caramba, eles tinham que começar logo pelo mais difícil? Escolher o favorito entre tantos títulos é uma das coisas mais difíceis, não apenas para a blogueira/leitora que vos escreve, mas para qualquer um.

Todo bom leitor, aliais, todo leitor razoável, vai considerar dificil escolher apenas um título. Afinal nos apaixonamos pelas particularidades de cada história. E não há como compara-las. Foi então que, de pé em frente a minha estante de livros, encarando o dilema da escolha que finalmente percebi.

Eu nem sempre fui uma leitora. Se a dificuldade na escolha é causada por meu atual gosto pela leitura, eu deveria considerar um livro que gostei de ler, mesmo quando a leitura não era um hábito. Revirando o baú me lembrei de uma época em que só lia os livros obrigatórios da escola, e de um título em particular que resolvi ler por conta própria.

  • O Livro de Ouro da Mitologia
    Thomas Bulfinch - Ediouro

Segundo a contracapa "uma referência para aqueles que estudam, gostam e usam os mitos e suas significações, seja na escola, na literatura e - por que não? - na vida diária." . O livro dezenas de histórias da mitologia greco-romana organizadas em capítulos assim podemos conhecer cada história individualmente, na ordem que quisermos.

De fato, o livro que li a uma década marcou uma fase na minha adolescência. Foi nessa época, e muito provavelmente com a ajuda deste título, que comecei a enxergar o mundo com novos olhos. A perceber que as coisas podiam ser muito diferentes do que costumamos encontrar onde vivemos. Que as pessoas acreditaram, e acreditam, em coisas diferentes (e as vezes semelhantes), e apesar do que pregam por aqui, não há nada de errado nisso.  

Também dizem que foi nessa época que comecei a ficar "cri-cri" e a questionar tudo.  Mas acima de tudo eu me diverti lendo, no meu ritmo, porque eu quis, sem prazos, nem cobranças.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem