Desafio Literário 2010

Esse ano topei um desafio, acrescentar um filme clássico a minha lista de afazeres semanais. Estou adorando o desafio mas admito, não é fácil. Desde encontrar o título da semana, até arranjar um tempinho para sentar e assistir o filme. Imagina se ao invés da rapidez de uma projeção (a maioria tem cerca de duas horas) o desafio fosse ler dezenas de páginas?

Pois, foi isso mesmo que o pessoal corajoso do Desafio Literário 2010 topou. O projeto é uma espécie de clube do livro sem fronteiras físicas. Nas palavras dos criadores:


"Uma gincana literária cuja tarefa principal é ler 12 livros em 01 ano. Um livro para cada mês. A cada mês, um tema de leitura. Tudo para deixar a brincadeira mais divertida. Mas, é muito mais do que isso. O desafio literário é um desafio contra os preconceitos literários e hábitos acomodados de leitura que cultivamos sem ao menos ter consciência deles. Em 2010 será diferente.

O bacana será ver a cara de surpresa de quem um dia disse: dessa àgua nunca beberei. Pode ser também que, após o desafio, a constatação seja a de que era melhor não ter se arriscado a ler tal livro. Mas olhando pelo lado positivo pelo menos iremos odiá-lo com propriedade de causa.

Que tudo seja uma divertida brincadeira. Boa leitura!"
 
12 livros em 1 ano, a cada mês um título com características específicas pré determinadas. O objetivo é conhecer novos autores, gêneros e títulos, além de eliminar aquela pilha de livros por ler, que abarrotam a estante de muita gente. Formar leitores melhores.
 
Dezenas de leitores, blogueiros ou não, estão participando. As resenhas dos livros podem ser publicadas em seus blogs pessoais, no blog do projeto, ou em ambos. Mesmo para quem não está participando vale a pena acompanhar e anotar as boas dicas de leitura.
 
Participando do projeto para formar cinéfilas melhores e fã de um bom livro, não posso negar que o projeto para formar leitores melhores também é uma ótima idéia. Virei fã!
 
Segue a lista de temas mensais, vale qualquer livro que atenda as características:

Abraçe o prazer da leitura!
Janeiro– O desafio é ler um Romance de Banca ao estilo da Nova Cultural, Harlequin, entre outros livros vendidos em bancas. Vale qualquer segmento, Clássico Históricos, Momentos Íntimos, Júlia, Sabrina, etc… Tenho certeza que você tem um livro na pilha esperando para ser lido. Portanto não há desculpas.
Fevereiro – Um livro que nos remeta aos contos de fada. È baba! Nem tudo é inovação. Há muitas histórias baseadas nos contos de fadas. Patinho Feio, A bela e a fera, Cinderela…
Março – Um clássico da Literatura universal. Só vale aquele que você nunca leu na vida. Sabe aquela coleção em destaque na estante que está lá só para fazer bonito? È lá que você vai pescar esse.
Abril– Um livro de escritor(a)Latino-Americano. Leitura inédita só para lembrar!
Maio – Para aliviar, vai aí um Chick-lit. O mar está para peixe no que diz respeito ao gênero.
Junho – Um livro de uma escritora brasileira.
Julho – Um livro adaptado para o cinema. O que mais há ultimamente!
Agosto – Um romance policial. Vale os autores mais clássicos ou autores do romance “romântico” policial.
Setembro – Um romance histórico. Cá entre nós, esse gênero é o queridinho de muitas!
Outubro – Um livro que contenha uma lição de vida. Pode ser ficção ou não-ficção. Viu como facilitei?
Novembro – Um livro de escritor(a) de Portugal. Com a aproximação ortográfica porque não uma aproximação literária?
Dezembro – Um livro (ficção ou não ficção) que tenha a palavra “Coração” no título.

Leia também minhas resenhas de livros:

5 Comentários

  1. Fabiane passei para conhecer seu blog ele é espetacular, not°10 desejo muito sucesso em sua caminhada e objetivo no seu Hiper blog e que DEUS ilumine seus caminhos e da sua família
    Um grande abraço e tudo de bom
    Ass:Rodrigo Rocha

    ResponderExcluir
  2. Falou tudo, Fabi! São corajosos mesmo. Eu vou tentar fazer um desafio desse, não-oficial. Nada de temas, pra não dificultar ainda mais... rs

    Mas vou tentar colocar minha lista de livros em dia. Quem sabe com prazos não fica mais fácil? E, claro, vou ter que passar menos tempo na internet!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pela visita (e pelos elogios) Rodrigo. Desejo tudo de bom p/ você também! E volte sempre.

    Eu vivo tentando, mas não é facil, Gi. Vamos treinar, quem sabe agente entra no Desafio 2011. hehehe

    ResponderExcluir
  4. Olá Fabiane,

    Conheci hoje o seu blog e gostei!
    Também não conhecia o Desafio Literário 2010, uma boa iniciativa sem dúvida!

    Essa ideia nasceu aqui no seu blog? Existe algum regulamento?

    Se tiver tempo, por favor tire as minhas dúvidas.
    Desejo tudo de bom para si.

    ResponderExcluir
  5. Olá joseph,
    Obrigada pela visita.

    O Desafio Literário foi originalmente promovido pelo Romance Gracinha (http://romancegracinha.com/) e agora eles tem sua própria página (http://desafioliterariobyrg.blogspot.com/).

    Acredito que eles ainda aceitem novos desafiantes. O regularmento consiste em escolher com antecedência os livros, e que eles tenham as características escolhidas para cada mês.

    Para saber mais e participar é só visitar o blog deles.

    Outro desafio que pode te interessar e deste faço parte, é o DVD, Sofá e Pipoca (http://dvdsofaepipoca.blogspot.com/). Nele eu e outras 2 blogueiras nos comprometemos as assistir a uma lista de 50 filmes clássicos em 2010. E qualquer um pode participar basta dar uma olhada no Blog, para saber qual o filme da semana, assiti-lo e escrever suas impressões.

    Novamente obrigada pela visita, tudo de bom e volte sempre!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem