Operação Valquíria

Em Operação Valquíria Tom Cruise é o Coronel do exército alemão Claus von Stauffenberg, que começa a achar que o regime imposto por Adolph Hitler (David Bamber), não era nada bom para a Alemanha. O sentimento, que é reforçado com a perda de sua mão direita, de dois dedos da esquerda e de um dos olhos, aproxima o general de outros militares, interpretados por atores ingleses (como Kenneth Branagh, Bill Nighy, Terence Stamp e Tom Wilkinson), que também não acham bom seu país ser conhecido como a "Alemanha de Hitler".

O grupo organiza um dos vários atentados a vida de Hitler, talvez o que tenha chegado mais perto de obter sucesso. O plano era aproveitar uma conferência na qual o ditador faria um discurso para elimina-lo, assim como seus possíveis sucessores.

Mais conhecido por dirigir longas de super-heróis (X-men 1 e 2, Superman - O Retorno) Brian Singer mantém o longa em um clima de constante tensão (não é para menos, se passa em plena 2ª Guerra Mundial), mas sem muitas surpresas. A reconstrução histórica dos anos 1940 é impecável e a história é conduzida com um ritmo agradável.

Mesmo assim, publico não consegue se identificar com os personagens e embarcar completamente na história. Talvez por tantos filmes nos educarem a "não torcer para os Alemães em filmes desse período histórico , mesmo que eles sejam bonzinhos". Talvez pelo excesso de personagens todos militares uniformizados de nome difícil (logo muito parecidos) entrando e saindo da trama. Ou ainda pela falta de expressão de Tom Cruise, o que não é nenhuma surpresa. O Coronel Stauffenberg é extremamente frio, mesmo com sua esposa e filhos.

Para quem ficava acordado nas aulas de história o final é mais do que óbvio. Mesmo assim é curioso como torcemos para que os conspiradores consigam alcançar seu objetivo. É aí que está a melhor parte do longa!

É a torcida, ou a curiosidade, saber porque não deu certo, que fazem a seção valer a pena. É entretimento com uma pitadinha de história.

Aposto que vão exibir esse filme nas aulas de história daqui a alguns anos!

Operação Valquíria (Valkyrie)
EUA / Alemanha - 2008 - 120 min
Suspense / Drama / Guerra

6 Comentários

  1. Não assisti o filme, mas já havia visto um documentário. Realmente, deve ser engraçado torcer para o filme mudar a história do mundo e mostre que a operação seja bem sucedida.

    Obrigado pela sinopse e abraços!

    ResponderExcluir
  2. oieeee
    valeu por coments...
    pois eh eu jah imaginava que iriam colocar ela no filme, ela jah é super famosa pela idade dela, e vai chamar mais publico pra assistir o filme....
    mas é isso bjinhus

    ResponderExcluir
  3. Esse tá na minha lista.

    Mas Tom Cruise não é tão ruim assim. Viu Trovão tropical? Ele tá hilário!

    ResponderExcluir
  4. Não acho Cruise um ator ruim não, mas nesse filme em particular ele está sem expressão. A mesma cara durante todo o filme, perdidão

    ResponderExcluir
  5. kkkkkkkkkkkkk... como vc disse ali no final, eu assisti esse filme na escola...kkkkkkkkkkkk... E é muito bom...

    ResponderExcluir
  6. Então foi mais rápido que eu imaginei rs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem